Projeto apoiado pela Suzano usa leitura para transformar a vida de adolescentes
By • 10 de outubro de 2025

Alunos da rede pública de Limeira (SP), com idades entre 12 e 15 anos e em situação de vulnerabilidade social, estão participando do Clube de Leitura 2.0, iniciativa que une literatura, cidadania e tecnologia. Os encontros semanais, realizados de forma virtual, promovem rodas de conversa e reflexões sobre temas atuais, como racismo, bullying e violência juvenil.
O projeto é uma realização do Observatório do Livro em parceria com o Núcleo Nova Vida, organização da sociedade civil que há mais de 50 anos atua com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A ação em Limeira conta com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose.
“Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Apoiar o Clube de Leitura 2.0 é reconhecer o poder transformador dos livros na formação de cidadãos conscientes. Essa ação reforça nosso compromisso com a educação, criando oportunidades para que as novas gerações construam um futuro mais justo e sustentável”, afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.
Cada um dos dois clubes criados no município reúne 15 adolescentes. O diferencial está na metodologia: a biblioterapia, técnica reconhecida como ciência nos EUA desde o século passado, que utiliza os livros como ferramenta de apoio emocional e desenvolvimento pessoal.
“Além de formar leitores para o presente e o futuro, os clubes estimulam o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania”, explica Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro.
Desde 2022, o Clube de Leitura 2.0 já implantou 81 núcleos em 17 cidades paulistas, beneficiando 1.882 adolescentes e promovendo a leitura de mais de 13 mil livros, integralmente ou em partes.
Latest Posts







